Ah! Que saudades da CPMF!

A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) autorizava o governo a ficar com um acréscimo de 0,25% a 0,38% sobre tudo que você pagava usando a rede bancária. Ele foi criado em 1997 por Serra, então ministro da saúde, com a pretensão de conseguir dinheiro para a saúde pública e outras mazelas nacionais assemelhadas. Existiu até 2007, quando a prorrogação foi rejeitada pelo Senado. A CPMF, no período de 1997 a 2003, foi amaldiçoada e cuspida por Lula e jogada no mesmo balaio do mantra “Fora, FHC!”. Depois, de 2003 a 2007, já com o seu maior crítico empossado como presidente, essa “herança maldita” foi bem aceita e incorporada à fonte de lucros. Durante os 10 anos de existência, a CPMF deveria ter injetado 102 bilhões de reais na saúde, porém isso não mudou em nada o massacre a milhões de brasileiros, embretados nas desgovernanças tucana e petista. Agora o PT quer a volta da CPMF…

Quando eu tinha 5 anos, tinha um carrossel perto de casa. Eu esperava várias voltas até o cavalinho amarelo vagar. Eu só andava naquele por que era o único que não mordia. Ele está ocupado, desde então… ‪#‎PovoSemMemóriaMereceSerEscravo‬

Explore posts in the same categories: Política, Realidade

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Ah! Que saudades da CPMF!”

  1. André Says:

    A CPMF foi criada pelo Adib Jatene, não pelo Serra. O Lula não foi defensor do Fora FHC. A CPMF rendeu R$4,00 por mês per capita, jamais resolveria o problema da saúde.

    • romacof Says:

      Correto! Sai Serra e entra Jatene. Um equívoco lamentável! Lula não defendeu o Fora FHC, apenas amaldiçoou a CPMF e jogou a maldição no balaio petista, junto com o Fora FHC. Cento e dois bilhões são praticamente um nada, e não resolveriam o problema da saúde, portanto nem se perdeu tempo adicionando essa merreca ao orçamento do ministério!

      • André Says:

        Não acho que seja um equívoco lamentável, seria lamentável se houvesse alguma má intensão mas não parece ser o caso.
        O próprio criador da CPMF lamentou sua obra porque a mesma quantidade de dinheiro que a CPMF injetou na Saúde o FHC retirou do orçamento original da Saúde, tanto que o Jatene se demitiu por conta disso.
        Não quis dizer que a CPMF não fez falta, apenas que os recursos oriundos dela não são suficientes para resolver o problema da Saúde. Que passa também por aplicar melhor os recursos, vide as máfias de ambulância, prótese, dedinho de silicone, etc.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: