Horário Político.

Os cordeiros da propaganda se transformam rapidamente em lobos após a eleição. Num logro perpetuado. Isto tem que acabar. A nossa ignorância tem que acabar. O nosso senso crítico frente ao que é propagado deve acordar.

Ligo a televisão e vejo uma jovem dizer: “eu sei que a maioria das pessoas não gosta de política, mas não há democracia sem políticos, e há os políticos do bem…” ou algo assim, ou coisa muito parecida, numa fórmula em que os políticos não falam, mas uma outra pessoa, jovem, inocente, crédula, esperançosa, vulnerável, ali possivelmente uma atriz, consegue transmitir aos telespectadores a idéia de que alguém “igual a você” acredita realmente naquela sigla, que não me lembro qual e não importa saber qual seja, naquela falsa ideologia, que repete a mesma música partidária universal que repete o mantra: “venha se unir a nós, pois nós somos os bons, nós temos a solução dos problemas de sua cidade, faça isto por você”.

Os métodos mudam até a náusea. Goela abaixo. Hipoteticamente gratuito num horário nobre em que o minuto custa mais de um milhão para as empresas privadas.

E o que isto muda? A quem isto convence? O que isto melhora para o processo democrático do país? Em que termos esta enganação teatralizada melhora o senso de escolha do brasileiro que vota?

Num mundo que parece paralelo, mas é contíguo, as fraudes continuam, a corrupção vergonhosa ofende a nossa inteligência, e o fisiologismo corporativista maquiado em nuvens de regimentos, leis, normas, conchavos, acordos, e arquivamentos inexplicáveis continuam.

Parece que o mundo da propaganda política fica num planeta diferente daquele em que vivem os protagonistas da política que rege o nosso país.

É real que não há democracia sem políticos? Na nossa realidade é! Partindo do princípio de que a democracia é um governo coordenado pelos políticos eleitos pelo povo, é! Mas há duas realidades: a da propaganda em busca da eleição, e a da consagração após a eleição ter sido efetuada. E o que nós vemos neste momento? Que aquilo que é feito não é aquilo que foi propagado. Os cordeiros da propaganda se transformam rapidamente em lobos após a eleição. Num logro perpetuado. Isto tem que acabar. A nossa ignorância tem que acabar. O nosso senso crítico frente ao que é propagado deve acordar. A tal democracia apregoada constitucionalmente deve começar a valer. A imunidade parlamentar deve acabar. Os sigilos administrativos não podem existir. A mentira televisionada pela propaganda política gratuita deve acabar.

A propaganda é uma arma poderosa. Ela fez uma geração fumar. Ela matou de câncer uma boa porcentagem desta geração. Ela agora esta tentando reverter este quadro por que os custos médicos com as doenças cardio-respiratórias são maiores do que os ganhos com os impostos pagos pelo cigarro. A propaganda pode ser usada para o bem ou para o mal. A propaganda política está tentando nos convencer com imagens que não podem ser comprovadas pelos telespectadores, de que indivíduos que nós não conhecemos são os mais capazes para nos governar. Será que um dia a propaganda terá que nos convencer de que nossas escolhas estavam erradas para poder banir os corruptos da administração pública? Não podemos ser mais inteligentes e encurtar este caminho? Não podemos fechar os ouvidos e os olhos a este teatro televisivo que quer convencer com palavras e imagens que nos mostram o vento e a sombra? Não podemos observar o que realmente está acontecendo na vida real e usar a nossa consciência para julgar? Se a TV é obrigada por lei a vomitar em nossa casa uma propaganda enganosa não será hora de desligar a TV?

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política, Realidade

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

5 Comentários em “Horário Político.”

  1. Li Says:

    É por isso tudo que pensar…..pode doer muito,ou nada.

    Depende de quem pensa.

    A escola não ensina a pensar,muito menos a família.

    Agora temos uma geração ignorante que acredita em duendes e diz até o número de seus sapatos.

    Vida de gado…povo marcado….povo feliz.

    • romacof Says:

      Quando olhamos para a classe política e suas atitudes devemos sentir vergonha! No sistema vigente eles nos representam, eles nos personificam, eles são a amédia do que nós somos. ´Nós somos corruptos. Nós somos ladrões. Nós somos aquilo que elegemos.

  2. Li Says:

    O que dói,meu caro amigo,é que somos assim mesmo.

  3. Judith Rolim Says:

    Eu penso diferente, não acho que temos uma geração ignorante, pelo contrario, não devemos nos envergonhar da classe politica, e, sim de nós mesmos, porque eles sairam do nosso meio. Não se tornaram corruptos sempre foram, e pior todos sabiam mas, ninguém faz nada…. até os admiram. E isso começa dentro dos municipios pequenos como o nosso, é nos municipios onde todos se conhecem que podemos mudar essa história, caso contrario teremos que conviver sempre com a corrupção.

    • romacof Says:

      Judith! Também não acho que nossa geração seja ignorante, mas, já que no processo democrático a classe política eleita é nossa representante, nos representa, é uma mostragem representativa do que nossa geração é, podemos deduzir que nossa geração é corrupta, gosta de corromper e de ser corrompida, quer tirar o maior proveito de um cargo público se tiver a oportunidade de assumir um, e, em suma, a nossa média não está nem aí para o bem comum. Individualmente podemos até ficar indignados mas isto só significa que somos de outro planeta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: