Sinais exteriores de riqueza.

Noutro dia conversava com colegas de trabalho. Todos da área da saúde. O assunto em pauta, em tons de revolta, mas também com pitadas jocosas, tratava da recente entrega da declaração de imposto de renda. Eu, com doutorado em malha fina; embora ultimamente tenham largado do meu pé – ainda não entendi bem se por vergonha ou pena; argumentava que todos os profissionais que necessitam de sua presença física para que a coisa ande, deveriam ser taxados de uma forma diferente daqueles que tanto podem estar aqui, como em Buenos Aires, ou na Ponte-de-Paris, para que seus negócios continuem rendáveis e tributáveis.

Vejam o caso de uma prostituta. Se ela não estiver literalmente de corpo presente e mente aberta para o trabalho, ou o inverso, nada ganha. Mas a cafetina, que é no mínimo dona de uma micro-empresa, pode faturar verticalmente, enquanto um número variável de suas colegas se horizontalizam. O mesmo se aplica a um médico em comparação com o médico dono de uma clínica. Só para tomarmos como exemplo duas das mais antigas profissões do mundo.

Tome tento Ministro Guido Mantega!

É claro que sempre se pode argumentar que a minimização da arrecadação feita sobre os rendimentos de inúmeros profissionais não seria compensada pela sobretaxa nos ganhos do menor número de indivíduos que ficam na ponta empresarial. Sempre levando em conta que a coisa deve rodar em torno dos 40% do que se faz, que janeiro a abril é para pagar impostos, que maio a agosto é para pagar aquilo que os impostos deveriam ter pago, e por aí vai naquele blá-blá-blá que todo mundo conhece e acha graça, já que chorar entope o nariz.

Mas sempre haverá uma nova fórmula para equilibrar as finanças do país. É só criar uma alíquota para os indivíduos que apresentam sinais “paloccianos” de riqueza! Há um monte por aí. É só observar. Principalmente no meio político! Há riquezas só explicáveis com muita gente na horizontal!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política, Realidade

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

5 Comentários em “Sinais exteriores de riqueza.”

  1. Franci23 Says:

    O engraçado é ver que uns tem que pagar para explicar de onde vem o seu dinheiro enquanto outros pegam esse dinheiro pago e não precisam explicar nada!

    • romacof Says:

      Se nós aumentarmos o nosso patrimônio proporcionalmente à inflação merecemos uma tributação exemplar, afinal, não fizemos mais do que a obrigação. Se um cara consegue multiplicar o seu patrimônio por 20 ele É MUITO BOM! Devemos beber de sua sabedoria e coroá-lo como mentor das finanças da nação. Devemos nos prostrar aos pés dele! Mas em decúbito dorsal, que é mais seguro!

  2. Li Says:

    É tudo muito triste !
    Paloci que o diga.

    • romacof Says:

      Palocci não acha triste! Ele se diverte! Conheço um cara que já foi governador de um Estado da federação. Ele é muito rico! O pai dele ficou rico numa época em que se trabalhava duro e pra não se deixar roubar era considerado normal não esperar pela justiça comum. Perguntei pra ele se era possível ganhar dinheiro na política sem roubar. Ele me disse que sim! Uma das formas seria aplicando o dinheiro público em projetos que beneficiassem a todos, inclusive às suas empresas e ao transporte de sua produção, como, por exemplo, em estradas de boa qualidade. Outra seria recebendo informações privilegiadas, como, por exemplo, saber com um dia de antecedência que o imposto sobre um determinado produto iria ser aumentado. Neste caso é possível pagar antecipadamente, o que já teria que ser pago, evitando eventuais e substanciais perdas na mudança das alíquotas. Eu perguntei se era assim que as nossas figuras públicas carimbadas enriqueciam. Ele respondeu que naquele meio alguns usam mágicas para multiplicar o próprio capital que seriam consideradas criminosas em qualquer planeta, menos no nosso!

  3. Li Says:

    É bom acreditar que ainda existe gente decente.
    Caso contrário a vida fica insuportável.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: