Confissão pública

Só encontrei promessas vazias espremidas no quebra pau sem nenhum esclarecimento sobre a mágica para cumpri-las

Vou fazer uma confissão pública. Confesso que após as eleições de 3 de outubro eu pretendia, às escondidas, rever o meu posicionamento de anular o voto sistematicamente e votar em alguém. Eu sei que a justificativa de que agora passaram a ser só dois candidatos e as responsabilidades ficaram menos diluídas é fraca. Para tanto, isento de qualquer favoritismo (até muito pelo contrário), tirei de uma gaveta todo o meu interesse por política partidária, minha paciência, minha tolerância, e auto-estimulei uma vontade, previamente inexistente, de ler reportagens, de não clicar na mute nos programas gratuitos, e, sobretudo, de assistir aos debates. Desculpem-me. Mas eu fiz isto.

Fiquei até ontem procurando por ideologias partidárias, planos de governo, promessas de campanha embasadas numa planificação das receitas necessárias, ou qualquer outra coisa que transformasse minha apatia eleitoral em euforia cívica. Não encontrei as tais ideologias, mas uma salada de frutas em que a laranja acha que é uma banana e esta acha que um kiwi. Os planos foram trocados por um barraco nojento e vergonhoso que me fizeram duvidar da integridade moral do país. Só encontrei promessas vazias espremidas no quebra pau sem nenhum esclarecimento sobre a mágica para cumpri-las. Fiquei com náuseas. Senti pena. Acendi uma vela ao falecimento prematuro de minha euforia cívica e desliguei a TV.

Pronto. Confessei. E digo que Serra e Dilma, ou Dilma e Serra – porque esta dupla lida numa direção ou na outra tanto faz, eles se parecem em suas dessemelhanças – indiretamente me convenceram que o meu voto não precisava ser mudado. Que ele estava certo desde o início. Que a minha apatia era um posicionamento que reflete exatamente o nível desta campanha eleitoral: a nulidade. Portanto abro o meu voto: 99-Confirme!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política, Realidade

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

10 Comentários em “Confissão pública”

  1. Franci23 Says:

    Ufa, ainda bem que você voltou a ter conciencia a tempo de não fazer besteira.

  2. camargo Says:

    quem ganha a eleição no Brasil? O candidato? Não, o marketeiro.

    campanha eleitoral virou um grande reality show. Só tá faltando o patrocínio de alguma empresa de telefonia.

    Temos que fazer nossa anulação, ou justificativa, um número e, depois da eleição, trabalhar no siginificado desse número.

    • romacof Says:

      Está anulado! Mas não acredito mais nos frutos de um trabalho pró-nulo. Avaliei os resultados de todas as eleições desde que o voto se tornou uma liberdade obrigatória, e a anulação me parece uma bandeira rota. As pessoas gostam deste show. Elas torcem pelo artista independentemente de sua performance. Vou desistir da defesa do voto nulo embora continue anulando. Vou investigar a base legal da defesa do voto facultativo.

  3. camargo Says:

    mas é isso mesmo que eu acho. Pressão por algum objetivo sempre começa de um ponto.

  4. Monica Says:

    Poizé. Querem meu voto? Façam por onde merecer. Pedir que eu escolha entre bolinha de papel e balão com água é que não dá… Minha mãe me ensinou que desperdício é uma coisa muito feia; portanto, não vou gastar meu ‘direito’ de cidadã com qualquer um dos dois. E ainda tem gente que acha que o Tiririca é que o problema!!!
    bom finde

    • romacof Says:

      Mais de um milhão achou que o Titirica não era o problema mas a solução. Pelo menos ele só diz bobagens e elas têm poucas consequências. Já a Dilma e o Serra dizem e fazem bobagens e nós queiramos ou não um dos dois vai ser o presidente do país. Que pobreza!

  5. ( Li ) Says:

    Meu patriotismo se perdeu no país dos sonhos.

    Em cada eleição eu tento encontrá-lo,mas não consigo.

  6. ( Li ) Says:

    Eu exilei meus sonhos,caro amigo….temporariamente.

    Guardei-os para que não se perdessem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: