Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Os dois candidatos à presidência do país, quando não estão discutindo sobre o aborto ou outras quimeras, cacarejam e soltam penas como duas galinhas criticando a cor dos ovos uma da outra. Como se a opinião individual sobre o aborto, a minha, ou a da Dilma, ou a do Serra, ou a sua, valesse alguma coisa. Todos estão carecas, não só eu e o Serra, mas também a Dilma e você, de saber que esta questão deve ser analisada pelo parlamento; aquele poder que bem cutucado, às vezes, serve pra alguma coisa. Quanto à cor dos ovos, é claro que isto nos interessa, mas os finais destas novelas não passam no nosso canal. Sabemos que há mãos leves e ligeiras que roubam descaradamente com a aprovação, ou com a passividade, dos plantonistas no poder. Hoje uma Erenice aqui e um Paulo Preto acolá. Ontem havia Zés para todos os gostos. Até os filhotes de Lula e Sarney botaram a mão na cumbuca, mas o beneplácito nacional fechou os olhos como se os delitos deles fossem artes de crianças levadas. Afinal, pra que servem os arquivos da Polícia Federal? Nada nos faz pensar que agora a coisa seja séria. Se fosse séria caberia no mínimo um processo por calúnia, difamação, danos morais, e estas terminologias jurídicas que tanto nos confundem. Porém, como isto não ocorre, deduzimos que as denúncias são verdadeiras, mas vão acabar no saco sem fundo do deixa-pra-lá.

Não me parece que este raciocínio seja simplesmente um silogismo tupiniquim. A mim estão chamando de idiota. E a você?

Mas o que eu queria dizer é outra coisa. Na França a população foi às ruas protestar contra o aumento da idade para se aposentar. Alguns mais afoitos partiram pro quebra pau com a polícia, ao estilo “revivendo Dani em maio de 68”. A mídia apresenta fotos de jovens, com as caras pintadas com o bordão dos direitos universais, “Liberté, Egalité, Fraternité”, enfrentando as forças (democráticas) de Sarcozy. Ninguém parou para fazer as contas, ou quem já as fez não se interessou em repassar o resultado à eficiente e passional massa de manobra. O jovem, que hoje apanha de cacetete  nas ruas de Paris, não foi informado que é ele quem vai trabalhar para pagar o custo previdenciário do crescente número de velhos, se o limite de idade não for aumentado. Matemática básica. Infelizmente! Nos países que chamamos de mais desenvolvidos a idade para a aposentadoria já é 67 anos ou eles têm um plano de aumento gradativo até meados da década que vem. No Brasil é usado o cálculo do fator previdenciário, criado em 99, que, sendo uma criação tucana, não é visto com bons olhos pelo partido que está gerenciando a empresa. O cálculo é mantido por duas razões : primeiro por não ter sido encontrada uma fórmula melhor, e segundo por que ninguém quer sentar no pepino político da reforma. O fato é que num futuro muito próximo o país vai ter que encarar o mesmo problema que os franceses estão enfrentando. O presidente que vamos eleger vai poder, no máximo, empurrar esta questão com a barriga, incomodamente, por mais 4 anos. Ou se altera o limite de idade ou se aperfeiçoa o cálculo. Ponto. Porém – atenção candidatos – este assunto não deve ser discutido durante a campanha política! porque se perde voto. Então… ainda bem que existem os desvios! e… o aborto! não podemos esquecer do aborto… (mas acho que isto eles já sabem!).

***

E eu nem sei o que eu tenho a ver com isso! Até aposentado já estou  ! É claro que continuo com uma atividade paralela a que convencionei chamar de “complementação compulsória à aposentadoria”, afinal, pelo menos um nome bonito as coisas tem que ter!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Leis, Política, Realidade

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

8 Comentários em “Liberdade, Igualdade, Fraternidade.”

  1. camargo Says:

    meu caro, por aqui, se aumentar a idade pra aposentar, creio que não vai rolar tanto tumulto… porém, se cortarem o bolsa família… ai ai ai…

  2. Franci23 Says:

    O caso é que lá na França o pessoal tem perspectiva de chegar a tal idade de aposentadoria, já aqui no nosso maravilhoso país não temos tanta certeza de que vamos chegar a tal idade já que aqui temos vários fatores que podem influenciar com o fim de nossas pobres e desgraçadas (para não dizer idiotas) vidas antes do tempo.

    • romacof Says:

      A aposentadoria funciona mais ou menos como aquelas correntes em que você recebe uma carta com a proposta de mandar 10 cópias com um real e depois de algum tempo você recebe milhares de reais quando o seu nome chega ao topo da lista. Funciona bem no início quando a praça não está saturada… depois de algum tempo quem entra só banca o bobo para custear os primeiros que entraram. O número e a quantia dos que pagam para a previdência não cresce na mesma proporção dos que se benifciariam dela. Assim há um achatamento do ganho, um aumento da idade limite, e mil cálculos para dizer aos que tem a receber que o combinado quando eles pagavam não vale mais. Sobrevivendo ou não até o período de se aposentar, o fato é que a canoa é furada, não cabe todo mundo, e o rio é largo. Na França é possível se aposentar e ir pescar. Aqui a meta é pagar o plano de saúde e comprar os remédios.
      Por isto a “complementação compulsória à aposentadoria”, ou seja o trabalho pré-velório.

    • romacof Says:

      A aposentadoria funciona mais ou menos como aquelas correntes em que você recebe uma carta com a proposta de mandar 10 cópias com um real e depois de algum tempo você recebe milhares de reais quando o seu nome chega ao topo da lista. Funciona mais ou menos no início quando a praça não está saturada… depois de algum tempo quem entra só banca o bobo para custear os primeiros que entraram. O número e a quantia dos que pagam para a previdência não cresce na mesma proporção dos que se beneficiariam dela. Assim há um achatamento do ganho, um aumento da idade limite, e mil cálculos para dizer aos que tem a receber que o combinado quando eles pagavam não vale mais. Sobrevivendo ou não até o período de se aposentar, o fato é que a canoa é furada, não cabe todo mundo, e o rio é largo. Na França é possível se aposentar e ir pescar. Aqui a meta é pagar o plano de saúde e comprar os remédios.
      Por isto a “complementação compulsória à aposentadoria”, ou seja, o trabalho pré-velório.

  3. ( Li ) Says:

    De uma coisa EU SEI,rs.

    Todos querem que os velhos morram antes de receber o tal benefício por muito tempo.

    Dinheiro tem……porque tem para ser subtraido,rs.

    Muitos políticos desnecessários e que ganham horrores…..para nada!

    Era só diminuir esse número.

    Diminuir as regalias….cairia muito bem,também!

    Que os políticos se alimentassem como o povão…
    fora isso……que usassem o próprio dinheiro.

    Para 1 político….em seu gabinete não bastariam……uma secretária,um acessor e um boy?

    O político é um EMPREGADO DO POVO.

    Quanto ganha um empregado que é vereador,deputado estadual,deputado federal,senador,ministro,presidente ?
    Vamos lá……

    1) salário
    2)verba de gabinete
    3) verba para vestuário
    4)verba para combustível ou passagens
    5) verba para correio, publicações,telefone,internet
    6)auxílio- moradia ou apto funcional
    7)verba para gastos “extra” com comprovante legal
    8)despesas médicas…dentista,terapeuta…
    9) desconto em TODOS os lugares…..rs.

    O presidente recebe R$ 11.420.21…..mais TUDO de graça.

    E todos….se aposentam com ótimos salários…..muitos possuem mais de uma aposentadoria.

    É só fazer as contas…..

    Se um jovem pagasse ( dez reais) desde os 15 anos de idade e se aposentasse aos 40…..

    Se TODOS pagassem o INSS….

    Se os políticos tivessem seus proventos reduzidos pela metade e só 1 aposentadoria….

    E se ……a pessoa ao se aposentar aos 40 anos…..pudesse mudar de profissão….e continuar pagando …..como o jovem de 15 anos…..

    Isso é só um devaneio de insonia,rs.

  4. ( Li ) Says:

    É por isso que sou vermelha,rs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: