O processo eleitoral

Perguntei por aí: “Em quem você vai votar?” Quando há um candidato definido obtive respostas como esta: “Eu vou votar no candidato Z.” Então fiz a segunda pergunta: “Por quê?” Neste ponto as respostas foram as mais variáveis, mas uma maioria esmagadora disse algo do tipo: “Bem… não vou votar no candidato A porque ele é corrupto, o B não me inspira confiança, o C é um vira casaca, o D é um palhaço, o E mentiu na declaração de bens, o F é analfabeto, o G é um oportunista, e H comprou votos…” e assim por diante até o candidato Y. Poucas vezes encontrei alguém argumentando: “Vou votar em Z por que as propostas que ele apresentou são válidas, coerentes, e ele tem se mostrado comprometido com elas.” Mesmo assim houve casos em que tive que despir o entrevistado dos seus próprios interesses particulares ou partidários para considerar a resposta como uma manifestação consciente. Em 8 dias vamos votar no menos ruim de uma amostragem que se diz a representante da população brasileira. Vamos dar o nosso aval a seis indivíduos. Vamos escolhê-los não pelo que eles são, mas pelo que os outros não são. Ou vamos votar naquele que nos prometeu algo impossível. Ou vamos votar naquele que nos comprou. Ou vamos votar porque é obrigatório. Vamos apostar.

Não é nesta geração que vamos ver a corrupção adoecer ou definhar. Não é na geração de nossos filhos. Eles já não acreditam que algo diferente seja possível. Não será na geração de nossos netos. Os que já nasceram, em 16 anos, terão que entrar no brete, e não há uma luz no fim do túnel. Uma lástima. Os esperançosos que me perdoem, mas alguém arriscaria a afirmação de que um dia a corrupção vai morrer? Duvido.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “O processo eleitoral”

  1. Franci23 Says:

    Quanto a pergunta final, também duvido e muito.
    Quanto ao caso do voto, isso tudo é muita verdade, as pessoas tinham que pesar que ao invés de votar no menos ruim, vamos apenas não votar em ninguém,voto nulo é simples e bem melhor!

  2. camargo Says:

    por falar em política, vossa senhoria (ou o seu blog)foi citado na minha última postagem. Sempre é bom avisar…
    enquanto isso, espero novos capítulos…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: