O bonito e o feio da copa.

O que há de bonito nesta copa? O Nelson Mandela! Nunca um homem conseguiu personificar uma mudança e sobreviver a ela. Martin Luther King tentou e foi assassinado, e antes dele Mahatma Gandhi, inspirador de Luther King e de Mandela. (Bonito) Aos 91 anos ele sorri quando as raças se misturam na festa de confraternização (Bonito) embora saibamos que nos bastidores toca uma orquestra podre interessada em pescoços e bolsos. (Feio) Mas o que há de bonito além de Mandela? As cores! não só a branca e a preta, que nem são cores, ou no máximo todas e nenhuma, mas as bandeiras misturadas em roupas, ou poucas roupas, e adereços exóticos, em faces e corpos. (Bonito) As mulheres bem tratadas e com cacife para uma viajem para o país da copa, esculturais, musas, maquiadas, negras, loiras, ruivas, com olhos de todos os formatos e cores. (Bonito) Embora estejam vendo patadas e deslealdade criminosa na grama bem tratada onde corre e ziguezagueia a errática jabulani. (Feio) Com exceção da Alemanha que joga com um time alemão (Bonito) não vi nenhuma equipe que esteja realmente representada por indivíduos de seu país. Os negócios e a miniaturização do planeta gerados pela globalização nos mostram times que defendem os interesses de multinacionais. (Feio) Os brasileiros, tomados como exemplo, já que falamos daqui, moram no mundo, e a bandeira é um pedaço de pano que lembra um nacionalismo remoto. Um amor duvidoso. (Feio) O futebol se tornou um aspecto secundário. A pátria de chuteiras é um artifício de propaganda governamental. Terminada a copa todos os brasileiros voltam para seus países: Itália, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, entre outros, com seus salários em euros ou dólares, onde um Kaká vale uma Honduras, e um Robinho vale uma Coréia qualquer. (Que feio!). Se houver vitória ou derrota o sentimento do brasileiro é irrelevante pois este mora lá longe, do outro lado do Atlântico, num país chamado Brasil.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Fútil-bol, História, Realidade

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

11 Comentários em “O bonito e o feio da copa.”

  1. Franci23 Says:

    O texto e ótimo (bonito) e e verdade (feio)

  2. Monica Says:

    Uai, a seleção da Itália e da Espanha (bonitos…)
    A briguinha ridícula de sêo Dunga e dona Globo…

    • romacof Says:

      “Bonitos” para quem zoia só osoinho entroutras partes.
      O Dunga era um bom arranca toco de meio campo quando jogava, mas nunca foi técnico. Foi engolido porque o Felipão não manda à merda, ele arrasta até lá e enterra. Todos nós somos obrigados a conviver com os monstros que parimos. A Globo ajudou na gestação do Dunga-técnico e agora está pagando pelo preço por crucificar o cara antes da hora. Se perder apedreja. Se ganhar bota um selo na bunda com os agradecimentos da CBF e manda para o Irã, que o Ahmadinejad tá precisado. O ridículo – e quase ninguém se dá conta disso – é que a seleção, a CBF, o Dunga, e a tralha toda, é paga pelo Ministério dos Esportes, com verbas saltitantes de rubrica em rubricada, para não parecer que o dinheiro é nosso. (Vuvuzelada ao fundo porque assim é o mundo.).

  3. Jaime Says:

    A Seleção Inglesa tem todos os seus 23 selecionados atuando na Inglaterra. TODOS se emocionam ao cantar “God save de Queen”. A seleção da Sérvia é que apresenta melhor desempenho, sem dúvida. Talvez não chegue lá por questões envolnedo “peso” da camisa (que termo patético). Aliás, sabia que a Seleção da Sériva NUNCA perdeu um jogo em Copas do Mundo, até hoje!? Sabia que eles são os que mais defendem sua bandeira com unhas e dentes!? Então, falando de dentes serrados, sabia que torço para o Uruguay? que minha simpatia pela ARgentina é enorme? justamente por esses fatores: “Dentes serrados, emoção e bandeira”. Não temos ainda a glória de ver o Rio Grande do Sul representado numa Copa ou numa Olimpiada, apenas uns que se acham gaúchos e defendem o Amarelo Ouro, ouro da corrupção, o Verde das Matas, matas da amazônia devastada, Azul do céu, céu sem o infinito, sem a parspectiva, sem a esperança de melhora. NÃO! ali? na Copa? de bonito? só a ignorância, a garnde mãe da felicidade!

    • romacof Says:

      Obrigado por mais esta informação inglesa vinda de um expert em futilbol…. quanto à sérvia ela não poderia ter perdido partidas já que não existia. Mas já que atribuiram a ela o passado da Iugoslávia o peso do passado foi agregado, e este é maior do que o da camisa! Concordamos com o Uruguai. É o país mais próximo de nós, já que o Brasil fica lá longe, depois se Santa Catarina e Paraná!

  4. Titi Says:

    Já que o sul também é meu país, e a Argentina, Paraguai e Uruguai são os paises que mais se assemelham ao futebol de raça das equipes aqui da nossa “nação”, acho que terei um leque maior de seleções para torcer. Se bem que torcer para los hermanos argentinos até que passa, o que não dá pra engolir é a arrogância do Dieguito.

  5. romacof Says:

    El Pibe prometeu ficar pelado e sentar na ponta do Obelisco da 9 de julho. Você conhece o obelisco? Acho que a arrogância vai se transformar em arrombância.

  6. Titi Says:

    Essa é boa! Mas você sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro?… Tem mais é que se fuder… com o perdão do @#$%…

  7. Antidemon Says:

    E como disse Lobão…
    “Parei de assistir futebol quando o emblema do patrocinador ficou maior q o simbolo do meu time…”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: