Dos diálogos com o nada…

O filho observa o pai pescador pacientemente recolher sua rede. O filho diz para o nada:

“Minha vida será diferente! Sairei daqui, viverei uma nova aventura, longe de redes e peixes… não serei como meu pai, uma mísera gota perdida neste oceano sem fim…”

E o nada responde:

“O mar, em sua grandiosa indiferença, recebe ali os açoites de ventos desvairados, e aqui o calor abrasante do sol, e, desprende gotas; lá na forma de respingos efêmeros, e cá como vapor, livre, volátil, rumo às alturas, convencido de sua unidade, auto-conceituado como o único e mais importante, embora entre tantos outros idênticos, rumo ao nebuloso encontro (nebulosamente juntos, e, nebulosamente separados por um abismo). A queda de uma gota da altura de uma crista de uma onda, por mais colossal que seja esta onda, não se compara com a queda de uma gota de chuva. Esta última, passou por estágios, por estados, por horizontes, por perspectivas, por aprendizados. Sua queda é longa! E durante todo o tempo da queda ela ganha energia, ela aprende, ela acumula conhecimentos, ela infere, mas,  geralmente, ela continua considerando sua existência como o ápice universal! Ao cair no mar a gota  literalmente “cai na real”. O transcendental (sejam quais forem suas aventuras) é voltar ao mar (porque esta volta é inevitável) vendo-o através da tênue película superficial que contém a gota, e sabendo-se parte, momentaneamente suspensa, isolada, de um todo imensurável. Isto não é fácil! pois embora a membrana seja translúcida,  o mar ocorre em sua dimensão, alheio ao tempo e ao espaço. Mas não é impossível…!”

Enquanto pensava na resposta no nada viu que o pai havia recolhido a rede e vinha em sua direção com o sorriso de mar numa face de gota.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Lendas

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “Dos diálogos com o nada…”

  1. raphael Says:

    caralho tudo muito perfeito amei o texto da iguana
    muito muito mesmo

    continua assim
    add o blog nos meus favoritos
    quero sempre saber que vc esta aqui nao abra mao nunca disso!!
    sorte

    • romacof Says:

      Raphael! enfim um tempo para responder ao teu comentário tão gentil! Os últimos não são ilustrações! São textos crus. Eu teria que escolher imagens tristes para ilustrá-los. Mas prometo que o trabalho de um ano irá chover em breve… (afinal eu só posso trabalhar nas horas vagas!). Em sua homenagem vou procurar encaralhar o blog. Saudações!

      romacof@hotmail.com
      https://romacof.wordpress.com

  2. Jéssica Says:

    adorei as ilustrações daqui (;

    voltarei.

    • romacof Says:

      Jéssica! Os últimos não são ilustrações! São textos crus. Eu teria que escolher imagens tristes para ilustrá-los. Mas prometo que o trabalho de um ano irão chover em breve… (afinal eu só posso trabalhar nas horas vagas!). Volte! O Cágado Xadrez não foi atingido pela reforma ortográfica mas o autor foi totalmente reformado…! Saudações!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: