O Meio do Caminho do Meio!

O filho ia sair de casa pela primeira vez! Sair de sob o teto que o abrigara até aquele momento! Enfrentar o mundo! Conhecer as pessoas que compõem o mundo e achar o seu lugar! O pai sentia a necessidade de dar alguns conselhos ao filho (mesmo sabendo do pouco valor dado ao que não é vivenciado). O pai disse:

“Meu filho! vá  pelo meio! Evite os lados do caminho! Nas margens há feras ocultas que não relutam em atacar o incauto. Vá pelo meio! Pondere antes de qualquer afirmativa! e tenha cuidado com as verdades definitivas porque estas estão fadadas a uma posterior correção! No meio também não se mente! A primeira mentira é a semente de todas as outras! Se a verdade for lhe causar prejuízo, é melhor calar! O silêncio é o som neste caminho"!

"Não duvide de nada e não acredite em tudo. A descrença total e a fé total são os lados opostos da mesma moeda. São os lados cegos com que são negociadas as mercadorias a venda nas margens da estrada. A moeda usada neste caminho é a do conhecimento. Ele questiona e está sempre aberto! E se, num determinado momento, você for pago com um conhecimento que não se fundamenta na ética, fique atento! Talvez você tenha saído do meio! pois a ética é a soberana deste caminho. E, por falar em soberanos, é bom lembrar que eles sempre têm as leis, mas nem sempre a ética. A ética serve à justiça e não às leis. Cuidado com as normas! elas são aprendizes de leis! São como tabuletas, úteis para apontar o caminho, mas, nem sempre dizem a verdade!  Observe que  é norma legalizar a imoralidade evitando a complexidade de conviver com a informalidade coerente!“

“Vá! meu filho! vá! Mas saiba que este caminho não tem fim! Todo fim aparente será apenas um começo! Siga o seu intento de mudar o mundo antes que ele perca a humanidade! É necessário começar em alguma parte ou por alguém! Comece por você! faça disso uma arte!"

"Vá pelo meio do caminho do meio”!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Lendas

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “O Meio do Caminho do Meio!”

  1. Alan Cichela Says:

    O meio do caminho é o meio? Ou o meio é o caminho do meio? Mas e as aventuras? As coisas que precisamos vivenciar para sermos completos e não meros espectadores? Bem na verdade estou aqui para desejar um Feliz Aniversário e muitas felicidades!!! Não podia deixar de colocar meu recado aqui…um abraço Romacof!!!

  2. alancichela Says:

    Caro Romacof, espero que a receita não aperte muito o nó e que tudo acabe bem…um forte abraço do amigo!

    PS:. Espero novos posts…


  3. estou tentando entender o caminho do meio para aplicarlo em minha vida

    • romacof Says:

      Li uma poesia francesa (“pour faire le portrait d´un oiseau”) que ensina como fazer uma pintura de um pássaro! Ela é longa e nosso francês seria um desencontro infeliz! Logo, vou fazer uma síntese em prosa para facilitar esta resposta ao seu comentário de maio de 2007.
      Desenhe uma árvore. Desenhe uma gaiola e deixe a porta aberta. Coloque a gaiola no galho mais bonito da árvore que você desenhou! Desenhe o som dos pequenos animais, o perfume das flores, a brisa suave e o calor do sol. Desenhe tudo que você achar necessário e indispensável para tornar um pássaro feliz! Depois esconda-se atrás da árvore e espere! Pode levar algum tempo! Pode levar muito tempo! Se você foi um bom pintor um dia um pássaro entrará na gaiola! Feche então, com o pincel, suavemente, a gaiola que você pintou! e depois apague uma a uma as barras da gaiola para que o pássaro se sinta livre. Ainda assim o pássaro poderá não cantar e todo o seu trabalho foi em vão. Mas se o pássaro cantar seu quadro estará completo!
      Pegue então, suavemente, uma das penas do pássaro e assine o quadro!
      O caminho do meio é uma espera! O pássaro pode não cantar. A gaiola poderá ficar eternamente vazia! Mas você fez a sua parte! A vida é simplesmente o que acontece enquanto nós fazemos planos! Um abraço.
      romacof@hotmail.com
      romacof.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: