Como construir um barco com palitos.

Dia 10 de abril o Cágado Xadrez completa 5 anos de vida. Parabéns pra ele. Este quelônio agradece aos mais de 19 mil visitantes, aos comentaristas simpáticos e antipáticos, e aos nove leitores que assiduamente  fazem comentários ocasionais sem os quais o blog já teria morrido. A saber: Alan, Arthur, Clarice, Franci, Jaime, Lya, Mauro, Mônica e o Político Anônimo. A sugestão deste post em especial partiu de algumas pessoas que me querem bem e apreciam as meus hobbies de presidiário. Não haverá edição especial de aniversário no dia 10. Neste dia espero receber comentários de presente!

Um dia na praia, há 8 anos, uma linda e rebolante moça seminua comeu um picolé e jogou fora o palito bem aos meus pés. Meu senso crítico obsessivo imediatamente pegou o palito para dispensá-lo no local apropriado. Mas o santo de plantão analisou a madeira do palito e observou: “Pena jogar fora esta madeira… quanta coisa é possível fazer com ela!” Meu genro Theo, o interlocutor naquele momento, perguntou: “Por exemplo, o quê?” E o santo, talvez motivado pela praia, pelo mar, pela brisa que gentilmente nos acariciava, respondeu: “Por exemplo, um barco!” Então Theo disse a palavra mágica: “Duvido!”

O santo fazedor de barcos grudou em mim por 101 dias. Neste período me ajudou a coletar palitos de picolé, palitos de dente, palitos de fósforo, espetos de churrasquinho, abaixadores de língua de uso médico, espátulas ginecológicas de Ayre, baguetes de janela, e outros pauzinhos e lasquinhas normalmente desprezados após um uso efêmero. Assoprou constantemente aos meus ouvidos as soluções para dificuldades técnicas que pareciam insolúveis. E deu no que deu. Como uma imagem vale por mil palavras e podem ser comentadas de mil maneiras mais do que se comenta uma palavra, daqui pra frente passo a contar a história em fotos (quase todas tiradas pelo homem da palavra mágica).

     

     

  

     

     

  

     

     

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

About these ads
Explore posts in the same categories: Luzes

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

213 Comentários em “Como construir um barco com palitos.”


  1. eu geralmente não faço observações diretas e simples:

    no entanto. essa “obra” é, no mínimo, um absurdo!

    ponto!

    sobre o prólogo não co-relacionado ao post: hoje não é dia 10!

  2. Jane Nique Says:

    The Best……..Wonderfull…magic…Very nice
    Congratulations

    • romacof Says:

      Grateful for the kind words (they will be forwarded to the Cágado). He will be flattered to learn that he received a message from London. Good works in England and a good return to Italy, Lady Jane.

  3. Castiel Says:

    Parabéns ao cágado, ao barco palitóforo, aos desenhos/pinturas/textos, à capa dos chapéus do livro que ainda vai ser lançado. Sobretudo parabéns ao amigo artista reencontrado, criador de disto tudo. Mais uns dias vai também ele aniversariar. Ocasião de mais parabéns ainda.
    C

    • romacof Says:

      Um prazer inenarrável receber Dom Castiel nestas plagas blogueiras. Obrigado e volte sempre. Quanto à capa do livro estou só esperando o lançamento para fazer a exposição da figura.

  4. Franci23 Says:

    Genial, o barquinho de pauzinho, detalhe, tem certeza que não esta com o pauzinho de fora naquela foto?
    Fico feliz por ter lembrado deste vosso leitor, parabéns adiantado e pode deixar que dia 10 estaremos de volta, mais uma vez.

    • romacof Says:

      Apesar da natural tesão que deu elaborar e gerar o objeto em questão posso afirmar que o pauzinho a que você se refere ficou inconscientemente sublimado durante o processo de desvio da energia libidinosa.

  5. Simone Maggi Fernandes Says:

    Eu estava lá e vi. Não só este feito mas todos desde que me reconheço como ser, dentro de 29 anos. Conheço também coisas feitas por este criador desde seus 9 anos de idade, trabalhos arquivados por por sua mãe Maria Jovita e que hoje estão nas mãos do criador. Romacof é, e sempre será meu maior ídolo. Sou uma crítica, muito severa, e algumas vezes tive o privilégio de fezer comentários negativos sobre trabalhos de Romacof.
    Neste espaço que pode ser acessado por qualquer lugar deste mundo, quero agradecer: Romacof, obrigada por tudo que eu sei e que me transformou naquilo que sou. Você é o Meste.

    • romacof Says:

      A Simone me ajudou a recolher palitos. A Simone é a esposa do cara que disse a palavra mágica que desencadeou a construção do barco e depois tirou as fotos para fiscalizar o processo. A Simone é uma das minhas obras de arte favoritas. Obrigado Simone.

  6. camargo Says:

    depois de ter lido o Pierre, não vou me espantar se um dia você postar a imagem do teu barco partindo no atlântico com uma tripulação de zegmoodianos, aos quais, gentilmente vc emprestou a obra de “arte” (entenda arte da maneira que mais lhe aprouver) para um cruzeiro.

    Como é edição de aniversário, e como eu troquei o o título do Pierre, nem vou reclamar de vc me chamar de Mario…

    • romacof Says:

      … preciso conhecer esses zegmoodianos!
      Veja que gafe! Imperdoável! Já devidamente corrigida neste mundo editável. Obrigado por ter vindo comer um pedaço de bolo com a gente!

  7. Li Says:

    Nada acontece por acaso.
    A moçoila trazia uma mensagem naquele palito,rs.

    E porque a interpretaste corretamente,és hoje
    um amador de quilhas.

    Te desejo uma fantástica ancoragem,e que os bons ventos enfunem tuas velas.

    • romacof Says:

      Obrigado Lya!
      Outro dia quis comprar um telescópio para matar uma vontade de criança. Os preços dos que me atraem são proibitivos. Eu disse pro meu genro: “Se Galileu fez o dele por que eu não posso fazer o meu?” E ele disse: “Duvido!”

  8. Élio Rolim Says:

    Olá Ronaldo.
    Não sabía de mais esta qualidade. Confecção de barco.
    Realmente parecem muito bonitos. Talvez o real valor seja a capacidade de agregar a obra um sentimento de realização. Um afetuoso abraço Élio

  9. Gladys Piraine Laranja Says:

    Romacof, parabéns.
    Desde os tempos de faculdade que te considero um artista.

  10. Li Says:

    O barquinho
    (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)

    Dia de luz

    Festa de sol

    E um barquinho a deslizar

    No macio azul do mar

    Tudo é verão e o amor se faz

    Num barquinho pelo mar

    Que desliza sem parar

    Sem intenção, nossa canção

    Vai saindo desse mar e o sol

    Beija o barco e luz

    Dias tão azuis

    Volta do mar desmaia o sol

    E o barquinho a deslizar

    É a vontade de cantar

    Céu tão azul ilhas do sul

    E o barquinho, coração

    Deslizando na canção

    Tudo isso é paz, tudo isso traz

    Uma calma de verão e então

    O barquinho vai

    A tardinha cai

    O barquinho vai..

    Que esse bichinho tenha muitos, e muitos, anos de vida.
    E que o barquinho possa deslizar tranquilo na canção que é sua vida.

  11. Li Says:

    Tudo é velho,e tudo é novo,caro amigo!

    Grata pelo lugar,ele é um porto seguro,nesse louco espaço sem começo,e sem fim.

    Tenho certeza, Sócrates ficaria orgulhoso de ti.

    Ajudas,e muito,nas reflexões.

    Vida longa !

  12. Theo Says:

    Pois é, Dr. Fico feliz que o meu duvido tenha funcionado. O mais interessante é que eu realmente duvidava que seria possível, e olhando o barco pronto, vejo que é impressionante o trabalho feito, bem como de algumas outras obras que vejo suas. Parabéns pelo barco, pelo blog, pelo conjunto da obra.

    Um abraço,

    Theo Soares

    P.S.: só lamento o não emparedamento do cupim.

  13. Alan Cichela Says:

    Hum-hum
    Olá!
    Estive passando aqui, mas como sempre prefiro ler que escrever, em determinados momentos me vejo tentando a fazer, mas me volto ao exato momento em que declino humildimente meu parco conhecimento diante da vossa estima e obsessiva capacidade de estar sempre com a paciência no momento certo, para executar de forma deslumbrante trabalhos como esse que as imagens mostram.
    Estou passando aqui também para desejar um parabéns ao seu trabalho virtual que se arrasta com o peso de uma casa, que carrega consigo todas as coisas verdadeiramente importantes, pensamentos, desejos, necessidades.Sejam artísticas ou nascisísticas.
    Lembro daquela vez que fui presenteado com um de seus desenhos, ainda não correspondi ao gracejo, mas tem uma coisa que gostaria de dizer:

    Porra meu! Fodástico!!!

    Continue sempre essa pessoa que motiva ao próximo, um abraço do amigo.

    • romacof Says:

      Meu tutor! Pensei que o cara que me introduziu nas lidas blogueiras não ia aparecer! Obrigado pelas palavras amáveis e pelas exclamações bombásticas.

  14. Monica Says:

    Então. Hoje é dia 10, portanto PARABÉNS pelo aniversário do Cágado Xadrez! Long Live the Blog!
    Sobre o barco, uma palavrinha só: UAU!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    • romacof Says:

      Valeu profi! O cara tem que estar preparado pro dia que for preso! Sempre tem que ter uma coisa para fazer. Obrigado pela visita. BBJJSS

  15. Ricardo A. N. Dornelles Says:

    Diletíssimo amigo Romacof: Uma grandíssima satisfação em reencontrar-te em nossa festa. Maior ainda em saber-te envolvido em práticas xamânicas e xilotômicas e, se não bastasse,envolvido na construção naval!
    Abraços!

    • romacof Says:

      Caro Dr Ricardo. Em 35 anos você pode imaginar a quantidade de espátulas acumuladas que necessitavam de um destino. O barco foi um deles… práxis, dirão!

  16. Ricardo A. N. Dornelles Says:

    Dear Romacof (seria um Romanoff disfarçado?): Minhas congratulations pelo checker-patern turtle!


  17. Pontualmente um dia atrasado, porque ontem meu modem 3G se negou a encontrar o sinal da Claro no local onde modo e eu não estava afim de sair na chuva para procurar uma loja de conveniências para navegar uma hora e quinze minutos até o fim da bateria do notebook… parabéns pelo aniversário do Cágado Xadrez!

    Mas, poxa… vai ser obsessivo assim na casa do palito! Se eu disser “duvido” é uma fórmula mágica que te faz realizar qualquer coisa? OK:

    – Duvido que consigas montar um diretório com 200 membros ativos para o nosso partido, quando ele for lançado! :-)

    Hehehehe…

    • romacof Says:

      Obrigado pelos votos parabenizantes ao Cágado. Tem aquela do velho que toda vez que falam em política ele fica surdo! O Arthur diz: “Duvido!” E ele responde: “É isto mesmo! É d´ovido qu’eu sofro!” :D

  18. cesar Says:

    me envia um email como fazer em detalhes por favor cesarsparrow@hotmail.com

  19. cesar Says:

    me envia um email como fazer em detalhes por favor cesarsparrow@hotmail.com

    qual e o palito mais grosso que vc usa e onde compramos ficaria grato pela resposta

  20. cesar Says:

    eu gosto muito de barco a vela desses antigos e quero aprender a fazer para a diversao minha

    • romacof Says:

      Cesar:
      Sinto frustrá-lo (em parte), mas não há um diagrama deste barco em especial. Simplesmente fui fazendo e resolvendo os problemas de “engelharia” conforme iam surgindo. Mas posso lhe oferecer todas as fotos que tenho (onde dá para ter uma idéia da bronca em que me meti depois que disseram que duvidavam que eu fizesse o tal barco)(alguns detalhes aparecem aqui!) Posso, da mesma forma, lhe dar as referência dos materiais e ferramentas utilizados, ou mesmo mandar para você fotos disto tudo (é foto à beça!). Acho que ainda tenho os moldes que tive que construir para a montagem das peças repetidas que necessitavam ter as mesmas dimensões. Achando, mando pro teu e-mail. Isto foi há vários anos e a coisa foi parida sem pré-natal. Agora estou fazendo uma réplica de uma locomotiva de 1855 (classificação 4-4-0), e esta sim, tem diagramas em papel milimetrado, projeto em sketchup, ampla cobertura fotográfica, já com a intenção de fazer uma “exposição da figura” no Cágado assim que ficar pronta. Coisas de velho. Fiquei sabendo de sites que fornecem planos de construção como você deseja. Conseguindo também vão no pacote. Só me dê um tempo para que eu possa reunir o material – afinal! só pareço um desocupado! Um abraço e obrigado pela visita e pela apreciação.

      • clebio Says:

        romacof : se voce me dar rereferencia dos materiais ja esta otimo lhe agradeço . falei com a minha namorada com o meu irmao com a minha mae e todos tambem duvidam que eu consigo fazer um barco como esse e isso acaba se tornando um desafio pra mim e uma diversao que eu adoro .e´claro que eu nao consigo um barco igual ao seu , mas eu quero fazer um para colocar de enfeite em cima da tampa do meu aquario. mostrei para as pessoas o seu trabalho com o barco ,todos eles ficaram imprensionado com tanta perfeiçao em minimos detahes. parabens romacof nunca vi um barco tão bonito e bem feito voce e´ um genio . começou de apenas um palitinho de picole que jogaram no seu pé, depois você chegou naquele trabalho tão bem feito.
        obrigado pela resposta e pela atenção .

        • romacof Says:

          É claro que consegue! Principalmente com uma planificação anterior (coisa que não fiz!). Quando alguma coisa saia errada eu dizia pros meus filhos: “O segundo vai sair melhor.” Mando o que tenho pra o seu e-mail.

  21. clebio Says:

    e sobre a sua replica da locomotiva quando ela estiver pronta coloque para que nos o vejamos .mas eu vou te falar viu ,tem que ter muita paciencia.
    .até mais . um abraço

  22. david Says:

    quem é o autor da obra do barco..gostaria mto de conheçe-lo!!!
    Se alguem souber favor enviar o contato dele no meu e-mail.
    Grato.

    david_gustavo_felipe@yahoo.com.br

    • romacof Says:

      David! Exatamente quem fez o barco (na forma que se autodefinia e era visto pelos demais) morreu há 2 anos e meio. Em algumas fotos do post ele aparece semi-nu e sem barba. De lá pra cá assumi o corpo dele e coloco a minha cara no canto superior direito do blog. Seu e-mail não respondeu sob a afirmação de que “não está instalado corretamente”.

  23. Umav Ozatroz Says:

    Espetacular! Insano nível de detalhes, direito à leme e tudo. Para trabalhos manuais sou um completo desastre, sou programador de computador por profissão, padeiro por natureza e programador de versos por ambição. Esses só precisam de suficientes ingredientes e tempo para cozimento, não destreza manual.

    Não sabia que esse cágado já tinha tanta estrada. Parabéns atrasado e que seja lôngevo como toda tartaruga. :)

    Romacof, você despreza seus bons versos por modéstia, mas eles são bons sim. Encontrei recentemente uma vasta comunidade de poetas, poeteiros, menestréis e versejadores profissionais ou procrastinadores da língua portuguesa em http://www.luso-poemas.net

    Não teria interesse de públicar seus textos por lá, ao menos os contos e “poeminhas”? O que mais me interessou, além dos muitos recursos que o site provê, é o fato de ter uma audiência focada e dirigida, ou seja, pessoas que lá estão porque realmente gostam (ou deveriam gostar) de ler poesia (e também outros escritos). É bom saber que nossos textos são vez por outra apreciados… por pessoas de todo o planeta falantes da última flor do Latium… :)

    • romacof Says:

      Gostei de seu último comentário. Principalmente de “Insano nível de detalhes”. Pensei que nunca seria notado. Obrigado.
      Vou dar um bico no site sugerido.

  24. clebio Says:

    este barquinho é realmente muito interessante , a armaçao do casco do meu ta quase pronta ,ja quebrei palitos ja cortei o dedo ,mechendo com isso ´mas vou te falar é um das melhores diversoes que eu tenho , é um artezanato muito rico em detalhes palito por palito tem que ser milimetricamente medido se nao da errado. clebio.

  25. clebio Says:

    sem afundar! sem afogar! posso tentar! e quando eu tiver a foto vou te mandar ! rsrsr ! até mais! romacof
    abraço.

  26. Élio Rolim Says:

    Estimado Ronaldo. Continuas escrevendo muito e interessantemente bem. Teu barco é uma prova de atenção e carinho que tens dentro de tua alma. Creio que penalizado pelo desperdício, construisse…. Muito bonito trabalho e mostra o teu lado engenheiro, com competência similar ao lado médico. Um cordial e afetuoso abraço. Élio

    • romacof Says:

      Salve Dr. Élio. Você captou a idéia… o barco é um desagravo aos clínicos, pediatras e otorrinolaringologistas que jogam fora árvores e árvores por gerações sem fim… :)

  27. marcelo Says:

    fiquei com vontade de fazer tbmm^^
    muito bom seu trabalho, parabens!!! foi sem duvida o mais bonito q eu vi.
    vc bem q podia fazer um dvd ensinando…ja procurei e naum tem material nehum ensinando o passo a passo…
    eu com certeza compraria o dvd ou apostila rsrsr
    mais uma vez parabens ^^

    • romacof Says:

      Obrigado, Marcelo! Alguns comentários acima você pode ver uma correspondência com Clébio, para quem enviei uma série de fotos que melhor esclarecem as etapas e os materiais, assim como alguns textos uteis. Se for de seu interesse não me custa mandar uma cópia para um e-mail seu. Um pouco de imaginação é indispensável. Quanto ao DVD sinto mas não será feito! O santo que me ajudou a fazer o barco “desbaixou” e só os deuses sabem por onde ele anda! :)

      • marcelo Says:

        kkkkkkkkkk ^^ vamos chamar o santo d novo rrsrs
        obrigado pela ajuda e pela boa vontade ^^
        meu email e esse ae
        jossolindo@hotmail.com
        quando eu estiver fazendo o navio se eu tiver e com certeza vou ter alguma duvida ou duficuldade posso pedir sua ajuda ???
        mais uma vez obrigado e parabens
        todo mundo aq em casa esta encantado com seu trabalho
        valeuuuuuu /

  28. joel Says:

    A paciencia,lógico,resulta nessa grande tarefa,de juntar inumeros palitos de vários tipos, e meio que sem forma, e transformar em uma monstruosa obra que rouba a atenção de quem quer que seja…parabéns amigo, mais como consigo uma imagem olhando por cima?vou construir o meu, e não tenho muito recurços de fotos e imagens para me auxiliar,nem mesmo sei como é um barco ou návio será que podia me dar uma força? faço maquete de casas edifícios etc… se puder agradeceria muito,vleu, abraço e sucesso.

    • romacof Says:

      Joel! Ocasionalmente um viajante entra nessa em que você pretende entrar. Fico feliz que minha piração tenha gerado outras. Vou mandar para o seu e-mail o material que mando para os interessados esperando que seja útil. Assim que achar!! Saludos.

  29. marcelo Says:

    ola amigo romacof
    passando aq pra deixar um feliz natal
    e prospero ano novo
    q seus caminhos seja cada vez mais iluminado
    e sua inteigencia cada vez mais plena^^
    vou mandar algumas fotos do meu navio q estou fazendo
    com a grande ajuda (100%) , dicas e as fotus detalhadas q vc gentilmente me presenteou ^^
    abraço e at mais
    att. marcelo

    • romacof Says:

      Fotos recebidas! Me sinto um avô vendo o neto nascer no estaleiro. Peço permissão para postar as fotos de seu barco. Um abraço noelita.

  30. marcelo Says:

    que honra ter as fotus postado em seu blog maneirissimo^^
    ufa!! q bom q as fotus chegaram
    tive problemas ao enviar (achei q elas naum tinham chegado)
    mais uma vez obrigado por td ^^ /
    e vi,q vc ja estar em uma nova empreitada ^^
    uma locomotiva isso msmo ???
    to ancioso para ver tal façanha ^^

  31. Jorge_de_serra Says:

    Belo trabalho. Adoro barcos miniatura mas esse foi espetacular. Nunca tinha visto com tanta precisão de detalhes como esse seu trabalho. VC É FERA !
    Sempre tive vontade de fazer e nunca tive coragem, por medo de não ficar muito bom mas agora vc me inspirou e a partir de hoje iniciarei um projeto semelhante, com vários modelos e outras formas. Confesso que preciso de ajuda, tenho umas fotos aqui comigo preciso de algumas dicas pra começar o meu trabalho. jorge_de_serra@hotmail.com

    • romacof Says:

      Obrigado pela aportagem, Jorge. Você é o quarto viajante que me faz este pedido. Vou reunir o que tenho e mandar pra você em breve. Junto irão algumas fotos dos barcos que o Clébio e o Marcelo estão fazendo. E você fica me devendo fotos futuras para alimentar o Cágado. Saudações.

  32. mauricio Says:

    Oi tudo bem gostei muito desses navios acho espetacular gostaria muito de aprender a fazer se puder me ensinar gostaria muito meu nome e mauricio moro em sao paulo …desde ja muito obrigado

  33. mauricio Says:

    mande um imail para mim

  34. Pescador Says:

    QUeria aprender fazer isso acho bem legal parabéns!!

  35. Mates Says:

    Poisé,

    Entrei em um desafio, uma batalha naval com um amigo meu, mais uma batalha de engenharia do que de navios.

    Pesquisei no Google, como fazer um barco com palitos de picolé.

    Agora, maior parte das idéias vem daqui.

    Quando, e se, ficar pronto, te mando imagens!

    Abraços!

    Ah, ficou lindo seu trabalho!

  36. zeh Says:

    Parabens por essa obra maravilhosa, desculpe pela pergunta mais esse senhor que está construindo esse barco seria voce ?, tenho imenso interesse em aprender e gostaria de obter um desse. Desde já agradeço…
    Fico no aguardo.

    • romacof Says:

      Zeh! Estou recolhendo (de novo) o material que tenho e, oportunamente (em 2 ou 3 dias – se for de seu interesse), envio pra você (e para o David do comentário anterior). O senhor das fotos, técnicamente, sou eu, ou, pelo menos, a minha exteriorização naquela época. Grato pelos elogios. Faço votos de que as informações sejam úteis. Fazer um é a única maneira “de obter um desses”, no que se refere a mim. Certamente há outros métodos oferecidos pelo mercado; mais rápidos, mais caros, menos prazerosos, e sem a tesão decorrente, mas esse já é outro papo. Saudações. Até breve.

  37. agnaldo guilherme de almeida Says:

    Sr romacof sou amnte do artezanato e meu filho me pediu que fizesse um barco de palitos de picole,fui fazer um pesquisa na internet e vi seu lindo trabalho e gostaria de copia-lo e gostaria de saber se vc meinviaria o passo a passo com as medidas se posssivel eu ficaria grato meu nome e agnaldo e moro em sao apulo

    • romacof Says:

      Agnaldo! Se a internet está funcionando devidamente acredito que o material que tenho já deve estar em sua caixa! Grato pela visita e bom passeio pelo Cágado.

  38. Marcos Júnior Says:

    Estou formulando um projeto semelhante a este com alguns colegas de escola (grupo). Haveria como você me enviar por e-mail todos os materiais utilizados e se for conveniente algumas dicas/instruções na construção do mesmo. Obrigado!

  39. Marcos Júnior Says:

    Estou formulando um projeto semelhante a este com alguns colegas de escola (grupo). Haveria como você me enviar por e-mail todos os materiais utilizados e se for conveniente algumas dicas/instruções na construção do mesmo? Obrigado!

    ooisoumarcos@hotmail.com

    • romacof Says:

      Marcos! Vou mandar para o seu e-mail o material que tenho. São vários e-mails, pois as imagens entopem a internet. Nas referências aos interlocutores aparecerão ocasionalmente os nomes de outros remetentes pois você não é o primeiro e não tive tempo de editar. Desconsidere a falha. E bom proveito. Um abraço e obrigado pela visita ao Cágado.

  40. antonio Says:

    me envia um email como fazer em detalhes por favor
    macarthslucena@ibest.com.br

  41. david Says:

    muito bem feito, se voce tem manual passo a passo mande um email . davidoliveira1.@yahoo.com abraço

    • romacof Says:

      Obrigado! David! Não tenho um manual-passo-a-passo, mas tenho o material que envio para os interessados. São nove e-mails (para não engasgar na net)! Serve? Se ainda estiver interessado eu mando (o mesmo vale para o Antonio do comentário anterior, que não me respondeu; por isso acho que não serve!). Fico a espera.

  42. Elbert Says:

    obrigado amigo sem me conhecer vc me ajudou muito
    agora so um proficional na arte do artezanato naval rsrs
    ah eu tenho o projeto do titanic completo vc se imtereça ?
    me mande um email

  43. Elbert Says:

    ops meu email . elbertbenitez@hotmail.com
    para quem visitar o cagado e gosta de navios me avisem

  44. Elbert Says:

    facio eu queria saber como se faz um navio de palitos sua obra me inspirou e me deu um caminho para segui ae eu copiei su projeto e fiz o meu mais muito diferente rsrsrs

    • romacof Says:

      Compreendi. Bravo! Manda uma foto quando estiver pronto que o Cágado agradece. Obrigado pelos planos do Titanic. Por enquanto vão ficar guardados a espera que um santo armador baixe por aqui. Saudações.

      • Elbert Says:

        se eu mandar as fotos dos meus navios vc publica ae no seu blog
        so que ainada nao so um genio que nem vc mais chego lah so novo ainda rsrs

        • romacof Says:

          Elbert! Alguns dos meus posts são bem acessados (barco, telescópio, origami, e o que se deve saber sobre políticos!). O do barco já teve mais de 10 mil entradas desde que foi postado. Posso, perfeitamente, fazer um link dele para uma postagem mais recente com fotos suas e de outros amigos que também não batem bem – :) -. É só mandar as fotos num tamanho compatível com a net que eu dou um molho para apresentar os novos armadores com os devidos créditos. Fico no aguardo. Um abraço.

  45. mauricio licioti Says:

    ola meu caro, belo trabalho!
    estou iniciando um trabalho parecido, poderia me fornecer o material se possível?
    abraço


  46. Bom dia, meu nome é Túlio Henrique, gostaria muito de um e-mail explicativo do projeto, gostei muito da obra, queria fazer uma igual ou parecida!

    meu e-mail é tulio.valec@gmail.com

  47. Elbert Says:

    ola meu amigo tudo bem venho aqui para mostrar para vc algums videos meu no yotube de navios de palitos lembrando que nao sou tam bom quanto vc amigo

  48. Elbert Says:

    ola meu amigo me manda alguns projetos de navios para que eu posa tentar faser aqui em casa vlw se vc tiver algum que vc possa mandar

  49. Melissa Says:

    COISA MAIS LINNNNNNNNNNNNNNNNNNDA! o que você usou para colar os palitos, irei fazer um para um trabalho escolar mas não sei o que usar para colar,


  50. ola romacof.. muito lindo o seu barco.. sou amante de barcos e gostaria muito que vc me enviasse o seu material para que possa tentar faze-lo.. teria como? grato

  51. Elbert Says:

    vlw amigo vc deu uma olhda no meu navio
    ha que que eu divulgue suas fotos no yotube ?agardo resposta sobre o yotube !

  52. edinei Says:

    Ola, eu to fezendo um barco e queria saber qual o melhor pano pra fazer as velas.
    E qual é a melhor forma de contruir um barco e quais ferramentas usar.
    Obrigado espero respotas.

    • edinei Says:

      Depois mando fotos do meu trabalho pra vc.
      Ele ta quese igual ao seu. E pra mim é uma onra ta fazendo este barco lindoooo……….

  53. Oliveira Says:

    Olaaaaaaaaaaa romacoff tem como vc me dizer qual o pano vc usa ou acha melhor pra fazer as velas?presciso de uma resposta urgente,vlwwwwwwww

  54. pedro Says:

    olha,gostei muito do seu barco,gostaria de saber se vc pudesse me enviar a planta que vc usou pra fazer ele,ou algumas fotos,pq tb to querendo fazer um pra mim.abraço

  55. pedro Says:

    tb gostaria de saber quais ferramentas e qual madeira vc utilizou pra fazer os mastros.abraço

    • ELBERT Says:

      vo dar uma dica sei que a pergunta nao e para mim mais eu uzo a parte de baixo de um cabide de madeira srrsrs

  56. pedro Says:

    meu email:pedrimph182@gmail.com

  57. ELBERT Says:

    OLA AMIGO VEM AQUI MOSTRA PARA VC MAIS UMA CRIAÇAO MINHA TALVEIS TENHA SIDO A MELHOR QUE FIZ ATE AGORA

    • romacof Says:

      Parabéns Elbert! Está muito bom. Gostei dos canhões! Onde você arranjou essas miniaturas? Pelo visto você montou um estaleiro completo! :) Conheço um cara em Lisboa que tem mais de cem barcos na casa dele. Ele não dá, não vende e não empresta! A mulher dele já disse que ele tem que comprar uma outra casa para acomodar a produção!

      • ELBERT Says:

        esses canhao eu comprei na resvista
        na 1 ediçao da nau don pedro 1 agora eu copio els rsrsrs
        eu coloko so canhao em um mod que criei com epox ae jogo estanio aquele ferro de solda molinho jogo bastante ate encher as duas parte depis colo um com o outro quando seca ae fica assim como vc ve no video ja esta pintado

        • elbert Says:

          ops esqueci de falar que eu derreto o estanio no fogo ate ficar liquido depois jogo no mod e facil e rapido vlw

          • carla cristina Says:

            nossa assim eu choro de inveja …………………(sem palavras)………………………………………………………………………..

  58. diego Says:

    Gostaria de tentar faze um barco desses também, se possivel me mande um email, com os materias utilizadas, dicas e fotos. grato.
    diego_santana1@hotmail.com

    • romacof Says:

      Mando um “pacote” de e-mails que espero seja util para você também. O “remetente” muda várias vezes de nome porque não me dei ao trabalho de editá-los cada vez que alguém me pede o “material”. Seja mais um louco bem vindo. São muitos! Saudações.

  59. diego Says:

    Grato cara, era bom se tivesse os modes. Pois eu não base nenhuma de como começa.

    • romacof Says:

      Não usei moldes. Fui fazendo. Quando estava lá pelo fim digitei no Google “Beagle Darwin”, e depois cliquei em “imagens”. Confira pra ver o que acontece! Não há o que não haja!

  60. Francisco J.P. Junior Says:

    Primeiramente, Parabéns Romacof pelo seu trabalho com miniaturas de barcos. gostaria de aprender a fazer,mais não tenho ideia de por onde começar se vc pudesse me auxiliar enviando algum material, relação de site ou algo parecido como um pacote q esta escrito no e-mail acima pra min consegui desenvolver um dos meus sonhos q seria fazer um barco de palitos de picolé iria ser grato. Desde já muito obrigado… espero sua resp..

    • romacof Says:

      Vou mandar um pacote por e-mail. Estou meio enrolado, mas chego lá. Um braço!


      • Muitíssimo belo seu trabalho, belíssimas formas.
        Esta de parabéns Romacof.
        Gostaria de aprender também a fazê-lo, seu tópico e seu site são os únicos que encontrei em sites brasileiros que mostram como fazer esse lindo návio.
        se puder me enviar também por email como se faz, ficaria muito grato, obrigado pela atenção e continue assim.

        • romacof Says:

          Em breve mando o material para o seu e-mail. Obrigado pelas palavras que nos fazem navegar!


        • Aguardo Ansiosamente, e muito obrigado pela agilidade na resposta, é realmente um belo trabalho.


          • Romacof, muitissimo obrigado por me enviar, estou ansioso pra começar, se tivesse comprado os palitos, minha madrugada hoje seria pequena.
            Agradeço muito por ter me enviado as fotos, vou seguir cada passo e minunciosamente repetirei os passos.
            Terei êxito e irei postar aqui ou enviar por e-mail, obrigado mais uma vez.

            Sou eternamente grato.

  61. allan Says:

    rapaz, eu to pasmo, abismado, simplesmente sem palavras, diante tamanha obra de arte, cada detalhe, os cuidados em tentar ( e conseguir) manter a originalidade, mais uma vez repito, eu to sem palavras, simplesmente show, um espetáculo, me surpreendii a cada foto……… rapaz, não sei nem o que falar, parabéns de verdade ao artista, tudo de bom esse projeto…..eu também faço peças em palito de sorvete, no meu caso, maquetes de casas de madeira, ou chalés de madeira e sei do trabalho que dá a cada peça, cada encaixe, e a cada detalhe…..que Deus te abençoe e ilumine a sua mente a cada dia… lindo, maravilhoso, explêndido o projeto, parabéns novamente….

    • romacof Says:

      Obrigado, Allan, pelas palavras simpáticas. Fiquei um pouco inchado, mas acho que isso passa!

      • allan Says:

        um pouco inchado? o q houve? gostaria de receber em meu e-mail o projeto desse seu belíssimo trabalho, e desde já te agradeço pela atenção….

        • romacof Says:

          Elogios incham… !Mando em breve o que tenho. Não é um projeto! Eu não fiz um barco… eu fui fazendo algo que poderia dar num barco!

  62. leonardo Says:

    pode me mandar um passo a passo?

  63. leandro Says:

    tem como mandar o projeto para o meu e-mail. desde ja agradeço quero fazer tambem esse modelo seu ficou muito lindo. brandao_l@hotmail.com

  64. willian pereira Says:

    ai mano eu queria aprende fazer se vc puder me em cina manda um vídeo como fazer ou seila qualquer coisa que em cina sem vc pude agradeço muito obs ai ta meu E-mail: wl_gato@hotmail.com

  65. carlos Says:

    muito bom o seu trabalho. que pena que não tem a planta das peças para que outros possam aprender com você, inclusive eu que também gosto de desafios como esse.
    parabéns!

    • romacof Says:

      Não havia uma planta ou um projeto. Fui fazendo e resolvendo cada problema conforme eles iam surgindo. Lá pelo fim, vagando pelo Google, digitei “Beagle Darwin” e procurei em imagens. As plantas estão lá! Muito parecidas. Talvez tenha sido uma incorporação! Vá saber!

  66. Marco Weber Says:

    Bom Dia!!!

    Trabalho muito bom. Poderia mandar para meu e-mail tb – maauwe@gmail.com

  67. Roberto t silva Says:

    Obrigado por vc existir… atravez de seu barco e um pouco da historia pude tambem ter um rumo aos palitos simplismente obrigado e parabens

  68. juliano ricardo batista de lima Says:

    Boa noite ser for possivel o senhor poderia fazer um tutorial como faser esses tipos de barcos muito obrigado.

  69. Cleison Guaracan Says:

    Exageradamente lindo!

  70. carla cristina Says:

    nossa somente uma palavras …ou melhor duas frases :a primeira:morri de rir (eu ia escrever cag**i porem sou meio envergonhada) segunda:seu barco e absurdo muito bom nossa cara voce tem uma fadinha nas mãos ou melhor dizendo um fada macho rsrsrsrs muito bom nossa eu achei que ficaria meio tosco mas ficou perfeito uma obra prima “palmas para voce”

  71. Wesley Pinheiro Says:

    Gostei muito do barco, me inspirou a iniciar o meu, estava procurando um modelo parecido (menos complexo é claro), pois sempre gostei de fazer coisas absurdamente difíceis, e gostei de sua idéia. Obrigado amigo pelo incentivo, o ruim vai ser achar um tempo para fazer-lo mas vou dedicar nas madrugadas, se caso tiver mais algum material que me ajudasse eu agradeço muito, pois vou tentar faze-lo parecido!!!

  72. mina Says:

    gostaria de saber todos os tipo de material que são usados para fazer esse barco dos sonhos gostaria muito que me responde-se para que eu poça compra os materiais necessarios e tentar fazer essa obra de arte obrigado e ” PARABÉNS PELO TRABALHO.”

    • romacof Says:

      Mina! Mando o que tenho em 9 ou 10 e-mails assim que o tempo permitir. Os destinatários estão misturados porque já fiz isso muitas vezes (embora raramente receba uma resposta ou o resultado da aventura!)!

  73. Gerson P. de A. Filho Says:

    Gostaria de saber o passo a passo para montagem do barco, tem como mandar assim que puder, fico no aguardo, sem mais agradeço,

  74. Bruce Says:

    Ola primeiramente ótimo trabalho esse o seu inspirador, também como muitos já pediram queria todo material se possível, estou querendo montar o meu já ha algum tempo agradeço o compartilhamento desse seu trabalho.

  75. batista Says:

    muito liindo suas artes….gostaria de tentar faze um barco desses também, se possivel me mande um email, com os materias utilizadas, moldes, dicas e fotos. grato.

  76. isaias carvalho Pontes Says:

    Me apaixonei por esta arte. Procuro há muito tempo “como se faz um navio”. Gostei muito do seu trabalho. Poderia enviar a mim também seu material? Muito obrigado.

  77. Elbert Says:


    olha ae amigo com o ja estao meu navios braços

    • romacof Says:

      Muito bom! Parabéns! Os detalhes das luminárias deram um toque todo especial. Fiquei muito feliz de ter espalhado essa sugestão através do Cágado. Cada vez que recebo as imagens de alguém que levou adiante a ideia me realizo vendo que é possível multiplicar sonhos. Parabéns.

  78. Breno Says:

    Ola, se possivel poderia me enviar tambem um email so para q eu possa ter uma base,estou me baseando pelas fotos postadas,se tiver algum desenho com medidas,qualqer conteudo que possa me ajudar ficaria muito grato. (gsbreno@gmail.com)

      • Vander Says:

        Boa noite Amigo, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo pelo projeto, contudo, estou iniciando um projeto muito parecido ao vosso e gostaria de saber se o senhor poderia me encaminhar vosso desenho e demais informações para a construção deste projeto. um forte abraço. ( v_ocana@terra.com.br)

        • romacof Says:

          Vander! Mandei uma lista de e-mails! Espero que sejam uteis. Um abraço. Romacof.

          Em tempo: O senhor está sentado (presume-se) a direita do pai dele, numa dimensão esotérica!


  79. Hmmm… Que tal construir algo em tamanho natural?

    • romacof Says:

      Estou construindo… um submarino com canos de esgoto, movido a sobras de refinarias, sob o patrocínio da Petrobrás e capitaneado pela Dilma. Pretendo enfiar lá dentro, numa viagem com destino incerto, uma Parte da Tripulação para a qual não vejo outra utilidade.

  80. Gabriel Pereira Says:

    ola gostei muito do seu trabalho pretendo fazer um gostaria de saber se poderia me enviar um e-mail mostrando como foi feito? qual a planta que usou? meu e-mail: gabrielcarvalho142009@hotmail.com

    Obrigado

  81. Vagner Patini Says:

    lindo vosso barco, rico de detalhes, ouso dizer que é maravilhoso… fiquei arrepiado pela beleza… juro… sempre tive o sonho de fazer um barco com palitos de sorvete, pelo mesmo motivo que levou o autor a fazer… reciclagem!!! mostrar que o que é lixo ou desnecessário pode se tornar lindo e belo… Ficaria extremamente feliz e honrado, se o nobre artista pudesse enviar o projeto, gostaria de tb fazer… e postar o resultado aqui para as pessoas verem que é possível… mvpatini@yahoo.com.br / juridico02@sjsp.org.br

  82. Aldemir Richard Valério Says:

    Romacof,bom dia
    sou apaixonado por embarcações e gostaria de saber se voce poderia me enviar a planta de um barco para que eu possa construi-lo, sou principiante nesta maravilhosa arte, pode me ajudar.
    Obrigado.

  83. Beatriz Alencar Says:

    Olá, necessito fazer um barco pra um projeto da escola e gostaria, que o senhor , se puder me mandasse por email a planta do barco, e o molde de como você fez ele.

  84. Elbert Says:

    Mestre mais uma obra minha que acabou de sair do estaleiro srrs

    • romacof Says:

      Muito bom, Elbert! Espero que outros armadores aproveitem o link com que você nos brindou para alimentarem suas inspirações. Um abraço.

  85. Elbert Says:

    canhoues feito com dure pox

  86. Odair do Valle Says:

    Parabéns pelo trabalho. gostaria de saber se existe algum molde disponível que possa me mandar, ou um site que possa me indicar. Obrigado
    odairdovalle@outlook.com

  87. Matheus Says:

    Olá , por gentileza, eu lhe enviei um email pedindo mais instruções sobre o projeto… Muito Obrigado! Att Matheus

  88. Pedro Costa Santos Says:

    Boa noite Romacof, primeiramente meus parabéns fiquei encantado com o Dom que DEUS lhe deu, Seu trabalho é extremamente lindo, os detalhes são de arrepiar. Quero muito fazer um também se possível gostaria de saber se o Sr. poderia me mandar o molde ou algum meio que me auxilie… Muuuito OBRIGADO E Parabéns novamente.

  89. Pedro Costa Santos Says:

    E-mail pcosta.santos@bol.com.br

  90. Pedro Costa Santos Says:

    Muitíssimo Obrigado !! Que Deus lhe abençoe.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: